segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pai


É o tipo que te vê como uma princesa a crescer.

Que te proibe de sair à noite até depois de horas decentes (meia noite, sensivelmente...)

É o que olha para ti como se fosses a joia da coroa, que ralha contigo por teres a música alta e por não quereres ir passear com a familia quando tu queres estar com os amigos.

É o que te acompanha na compra do primeiro carro, que assiste à tua apresentação de ballet, que fala contigo sobre politica e história e te faz perceber a diferença entre direita e esquerda.

É o homem que te ensina a dar nós de escuteiro e dos que der jeito, o que te leva ao expresso e se vai embora emocionado porque a sua filhota vai para a universidade, o que te pergunta como é a tua turma na esperança de saber se algum "gandim" te anda a galar, aquele que joga contigo "jogos de porrada" no sofá da sala, o que te vai buscar às festas das amigas e as leva também a casa, seja onde for essa casa.

É o que faz viagens de mota até ao deserto mas que te leva no beijo que lhe deste na face antes de ir embora, é o tipo que goza com o senhor policia só para te fazer rir, é o homem que trabalha até tarde para juntar dinheiro para o teu futuro.

É o ser humano que ama a tua mãe ao ponto de ajudá-la a conceber-te e a cuidar de ti, até encontares o teu par.

É aquele que mais discute contigo, é com ele que cresces em segurança.

É com ele que aprendes a defender-te dos matulões do recreio.

Ele é quem tu sabes que é.

É isto que eu sei.

(Pinguim. Um dos meus animais preferidos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

diga lá então...